Perguntas e respostas – Zona Azul Vieiralves

Zona Azul Vieiralves

Quantas vagas estão disponíveis no sistema?

Esta é primeira etapa de implantação na região e, neste momento inicial, 649 vagas estão disponíveis.

Em quais ruas as vagas estão disponíveis?

Rua Pará (entre Djalma Batista e Maceió); Rio Javari; Rio Içá; Rio Jutaí; Rio Purus; Rio Madeira; Rio Mar; Rio Juruá; Rio Itannana; Nova Palma; Rio Tarauaca; Rio Jamary e Rio Pauini (no perímetro entre as ruas João Valério e Cuiabá).

Qual horário de funcionamento do sistema?

O sistema rotativo funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Aos domingos e feriados não há cobrança.

Por quanto tempo posso estacionar Zona Azul na Vieiralves ?

O usuário poderá permanecer na vaga por uma hora, podendo estender o período de estacionamento para um máximo de três horas. Após o limite de três horas, o condutor deverá buscar outra vaga, promovendo a rotatividade necessária ao sistema. O Zona Azul Manaus tem tolerância de 15 minutos, mas não se trata de gratuidade. Este é o tempo máximo estipulado para o motorista regularizar o estacionamento, com a compra de créditos, sob pena de receber um aviso de irregularidade.

Qual a maneira mais prática de utilizar o sistema?

A forma mais prática de usar o sistema é através do aplicativo, pois o processo todo pode ser feito pelo celular. É simples, rápido e seguro para os usuários, que não precisam comprar créditos nas ruas. Os créditos podem ser comprados pelo aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e AppStore, pelo site Zona Azul Manaus ou ainda em postos de venda. Com o aplicativo, é possível efetuar a ativação do estacionamento do seu veículo, evitando receber as notificações.

Quais são as formas de pagamento?

Pagamentos por débito e crédito dão mais agilidade e segurança ao usuário do Zona Azul Manaus. O pagamento nas ruas pode ser feito somente em dinheiro.  Já o site aceita cartões de crédito e débito, enquanto o aplicativo só permite o uso de cartão de crédito.

Quanto pago para utilizar o sistema?

Assim como no Centro, o Zona Azul no Vieiralves funciona com cobrança de taxa de R$ 2,45 por hora.

Se a via é pública, por que tenho que pagar?

Com amparo na Lei Municipal nº 1.534, de 2010, o Zona Azul é um estacionamento rotativo de fácil acesso e oferece tranquilidade e comodidade para as pessoas que precisam estacionar em áreas comerciais. A chegada do Zona Azul no Vieiralves faz parte do ordenamento do conjunto, que já havia recebido da Prefeitura de Manaus o Sistema Binário.
A concessão de serviços públicos encontra amparo legal no art. 175 da Constituição Federal de 88. Já a cobrança em espaços públicos, com o objetivo de beneficiar a coletividade, está prevista no art.103 do Código Civil, no trecho que diz: “O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem”.

O que acontece se eu não pagar?

Quem ficar com o veículo estacionado sem o pagamento da tarifa ou ultrapassar o limite de três horas na mesma vaga receberá aviso de irregularidade. Após a notificação, o motorista deve efetuar o pagamento referente ao estacionamento pelo site, no aplicativo, com algum dos monitores ou na sede do Zona Azul, que fica na Rua Leonardo Malcher, 834, Centro. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU/Trânsito) é o órgão responsável por fiscalizar e autuar o condutor que parar irregularmente na área do Zona Azul. Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), estacionar em desacordo com a regulamentação é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Por que não houve exceção para moradores e comerciantes, como houve no Centro?

A gratuidade para moradores e comerciantes não está prevista em contrato e foi uma exceção no Centro da cidade, devido às características do local, um bairro histórico, com prédios antigos sem garagens e estacionamentos, diferente da característica do Vieiralves, um conjunto planejado e com vagas de garagens em residências e prédios.

Sou morador e tenho vaga de garagem. Preciso pagar?

O morador tem seu direito de garagem para estacionar garantido. A vaga em frente à sua garagem não será demarcada pelo sistema da Zona Azul.

SAC Zona Azul

E-mail: [email protected]
Telefone: (92) 3348-5505
WhatsApp: (92) 98126-1625
Site: zamanaus.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *