Como funciona o Sistema Zonas Azul Manaus

O “Zona Azul” é um sistema que chegou para organizar e democratizar o fluxo de estacionamento de veículos no Centro de Manaus. A implantação do sistema de estacionamento rotativo do município segue diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando a mobilidade urbana nas grandes cidades, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito, por meio da organização de vagas nas vias.

O novo sistema é operado pelo Consórcio Amazônia, inicialmente, com 1.500 vagas de estacionamento. As vagas de estacionamento estão disponíveis na avenida Eduardo Ribeiro e nas ruas 10 de Julho, Barroso, Henrique Martins, Rui Barbosa, 24 de Maio, Costa Azevedo, Marçal, Dona Libânia, Monsenhor Coutinho, Tapajós, Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, José Clemente, Ramos Ferreira, Frei Lourenço e Ferreira Pena.

Para utilizar, você deverá:

  • Estacionar o seu veículo em qualquer vaga regulamentada na Zona Azul Manaus, demarcada por sinalização;
  • Obter um ticket que lhe dá o direito de estacionar ou ter uma conta online no site, ativando o ticket via aplicativo, observar sempre o tempo limite máximo de utilização da mesma vaga, que é de 3 (tres) horas;
  • Seguir para o seu compromisso. Não será necessário, em nenhum caso, colocar ticket no interior do veículo;
  • Ao estacionar o condutor terá 15 minutos para buscar regularização do veículo no sistema. Caso não adquira tickets neste tempo, o mesmo estará passível de penalidade.