O sistema de estacionamento rotativo no Centro de Manaus, o Zona Azul, vai beneficiar os comerciantes da região, por conta da disponibilidade das vagas para os clientes. Essa é a avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag. Ele destaca que os prejuízos por falta de áreas de parqueamento no Centro sempre foram grandes. “O consumidor que busca uma loja e não encontra estacionamento próximo vai embora. E o comerciante perde a venda”, explica.
Para Assayag, quando a população e os comerciantes estiverem totalmente adaptados ao novo sistema, que está em fase inicial de implementação, as vendas irão aumentar ainda mais.
O presidente da CDL Manaus também comenta sobre a nova metodologia de estacionamentos na área central da cidade. “Acredito que agora teremos um Centro organizado. As pessoas que realmente quiserem comprar na região poderão ir com a tranquilidade de que a qualquer momento encontrarão uma vaga”, diz Assayag.
Como funciona
Administrado pelo Consórcio Amazônia, o Zona Azul custa R$ 2,45 por hora, com tempo máximo de permanência de três horas em cada vaga, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. O controle é feito por meio de um sensor e pelos monitores, que garantem o registro preciso do histórico detalhado de cada estacionamento.
A compra de créditos do Zona Azul pode ser feita com os monitores, em bancas autorizadas e estabelecimentos comerciais, ou antecipadamente no site www.zamanaus.com.br e no aplicativo de celular Zona Azul Manaus, disponível gratuitamente nas lojas Play Store e Apple Store.