Consórcio esclarece principais dúvidas dos usuários sobre o estacionamento rotativo da Zona Azul

Implantado há pouco mais de um mês em Manaus, o sistema de estacionamento rotativo Zona Azul, já conseguiu dar mais fluidez no trânsito na área Central e democratizar o uso das vagas públicas.

 A compra de crédito antecipada ou na hora, o tempo de tolerância e o que fazer quando for notificado em caso de estacionar sem comprar os créditos, são algumas das principais dúvidas dos usuários.

Para ajudar aos usuários, o diretor Operacional do Consórcio que administra o sistema, Guilherme Rocha, gostaria de esclarecer as principais dúvidas coletadas em sites, redes sociais e canais de comunicação.

1 – Como comprar crédito antecipado?

A compra de crédito antecipada é a maneira mais rápida para estacionar no sistema rotativo de vagas Zona Azul. É possível fazer por meio do aplicativo ou do nosso site www.zamanaus.com.br.

Para usar o aplicativo, basta fazer o download nas lojas Google Play ou Apple Store, buscando o nome Zona Azul Manaus. A compra de crédito antecipada por meio das plataformas digitais é uma grande vantagem, pois no momento de estacionar em uma das vagas do Zona Azul, o motorista não mais vai precisar efetuar nenhum procedimento. Outra vantagem é que no próprio aplicativo, o motorista poderá adquirir o tempo extra que precisar.

2 – Quanto vou pagar e o tempo que vou poder ficar na vaga?

O Zona Azul custa R$ 2,45 por hora, com tempo máximo de permanência de três horas em cada vaga, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Isso quer dizer que ao chegar a terceira hora, o motorista precisa mudar de vaga. O controle é feito por meio de um sensor e pelos monitores, que garantem o registro preciso do histórico detalhado de cada estacionamento.

3 – Caso não compre o crédito antecipado, como faço na hora? 

As pessoas que não tiverem acesso às plataformas digitais têm outras duas opções para adquirir créditos do Zona Azul, com os monitores ou vendedores autorizados, que atuam no local, devidamente uniformizados. A contagem começa a partir do momento que o monitor identifica o estacionamento, aí a placa é consultada para saber se o estacionamento está regularizado. Mas é importante saber que a tolerância é de 15 minutos para regularização.

4 – Fui notificado o que devo fazer?

Primeiro é preciso esclarecer que só é notificado quem está com o veículo estacionado sem o correspondente pagamento da tarifa ou porque ultrapassou o limite de 3 horas de ocupação na mesma vaga. Essa notificação é uma advertência feita pelo próprio Consórcio de que o motorista está sujeito a uma sanção e não representa a aplicação da multa pela infração de trânsito.

A advertência é comunicada automaticamente para o agente de trânsito, a quem compete emitir o auto de infração. Como parte do processo educativo, o Consórcio orienta que, ao receber a advertência de irregularidade, o motorista dirija-se à sede situada na Av. Leonardo Malcher nº 834, para obter informações sobre o histórico da ocupação e saber se houve ou não a aplicação de multa.

5 – Para que serve a Zona Azul?

O sistema de estacionamento rotativo Zona Azul é um modelo de sucesso em vários Países do Mundo e está presente em quase 100 cidades brasileiras, capitais ou mesmo em cidades menores. Ele visa democratizar o uso de vagas públicas e melhora a fluidez no trânsito onde é implantado, porque reduz as irregularidades de estacionamentos irregulares, que tanto atrapalham o trânsito das grandes cidades. Se antes você não conseguia estacionar no Centro, agora é possível, graças ao ordenamento que o sistema está trazendo.

6 – Qual avaliação da implantação do sistema?

Já está dando certo e à medida que as pessoas se acostumem com o sistema, trará muita diferença para o Centro da cidade, com o reordenamento. Assim como aconteceu nas diversas capitais do País e cidades do mundo, onde o sistema foi implantando, com sucesso.

As dúvidas são normais porque é algo novo e revolucionário. Estamos recebendo muitos elogios de pessoas que agora vão ao Centro e conseguem vaga para estacionar. E quem compra credito antecipado, no nosso site ou pelo aplicativo, tem sido melhor ainda, pela facilidade.